domingo, 13 de julho de 2008

Por que treinar força?

Imagine-se realizando suas atividades cotidianas e pense: o que lhe ajudaria mais em desempenha-las? Há um número cada vez maior de pessoas interessadas nos benefícios do treinamento com resistência. Aos poucos os resultados do treinamento de força vão ocupando seu lugar e mostrando que sendo o indivíduo atleta ou não, deve realizar treinamento de força não só para o aumento da performance , mas também para facilitar o seu dia-a-dia.

Vamos entender de uma forma prática que força é o esforço necessário para fazer algo, e daí vemos que para que você carregue seu filho no colo, ou mesmo troque um botijão de gás, você tem que realizar um esforço; então por que ter como atividade física somente caminhada, corrida, natação e outros exercícios de predominância aeróbia? Que benefício tão grande só esses exercícios proporcionam? Essa pergunta poderia ser feita a vários profissionais do ramo ao realizar uma prescrição para um idoso, por exemplo, que possui várias limitações e necessita de força para vence-las, sugerem que sejam feitos somente exercícios aeróbios, alongamento, “ginástica para idosos” etc, por entender, não sei como, que apenas essas atividades podem ajuda-lo a levantar-se da cama, carregar seu neto no colo, ir ao super-mercado etc. Quero que fique bem claro que não sou eu que estou dizendo que o treinamento de força é muitíssimo eficiente, são todos aqueles que realizam esse treinamento e que ao lerem esse texto, verão que gostariam de dizer que eu escrevi a várias pessoas.

Veja que muito do que é preconizado em determinadas épocas, é veementemente desmentido em outra, então vai aí um conselho: sempre duvide e questione afirmações de muita certeza e que são colocadas como a única verdade em um meio com tantas descobertas e inovações.

Nenhum comentário: